Total de visualizações de página

29 de ago. de 2011

ROTINA DA TURMA FE2 (FAIXA ETÁRIA DE DOIS ANOS DE IDADE).


ROTINA DA TURMA FE 2 ANOS:


·      7H45MIN  _ ENTRAR NA SALA, GUARDAR MOCHILAS, TROCA DE FRALDAS E CASACOS;
·      8H10MIN  _CAFÉ DA MANHÃ;
·      8H25MIN_ HIGIENE; ESCOVAÇÃO DE DENTES;
·      8H55MIN  _ HORA DA RODINHA; (INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO. RECURSOS: CANTIGAS, HISTÓRIAS, DIÁLOGOS, EXPOSIÇÕES DE IMAGENS, ENFIM, POR MEIO DE JOGOS SIMBÓLICOS, ETC;
·      9H15MIN  _ ATIVIDADE DIRIGIDA;
·      9H25 MIN _ JOGOS PEDAGÓGICOS; BRINCAR DE CASINHA, “LEITURA” DE LIVRINHOS OU REVISTAS (OU PASSEIO NO PARQUE; OU NA HORTA, ETC;)
·      9H50MIN_ ORGANIZAÇÃO DA SALA, GUARDAR BRINQUEDOS, JOGOS, LIVRINHOS, REVISTAS, ETC;
·      9H55MIN_ BANHEIRO (XIXIS E ÁGUA);
·      10H _ PRACINHA; (ORGANIZAÇÃO DA SALA PARA DORMITTÓRIO);
·      10H40MIN_ HIGIENE, BANHEIRO, TROCA DE FRALDAS;
·      10H45MIN_ ALMOÇO;
·      11H15MIN_ HIGIENE;
·      11H30MIN_ INÍCIO DO DORMITÓRIO;
·      13H _ ALGUMAS CRIANÇAS COMEÇAM A ACORDAR, BANHEIRO, ARRUMAR CABELOS, TROCA DE FRALDAS, ETC.
·      13H30MIN_ FIM DO DORMITÓRIO;
·      13H40MIN_ PRACINHA;( ORGANIZAÇÃO DA SALA APÓS DORMITÓRIO);
·      14H40MIN_ HIGIENE;
·      14H50MIN_ LANCHE;
·      15H05MIN_ HIGIENE;
·      15H10MIN_ ATIVIDADE CRIADORA; DE RODA, POESIA, DANÇA;
·      15H35MIN_ ORGANIZAÇÃO DA SALA E HIGIENE EM FUNÇÃO DA ATIVIDADE DRIADORA;
·      15H40MIN_ ATIVIDADE LIVRE;
·      16H_ FRUTA;
·      16H20MIN_ HIGIENE, TROCA DE FRALDAS, COLOCAR CASACOS SE NECESSÁRIO; 
·      16H30MIN_ HORA DO CINEMA. O DVD DEVE NECESSARIAMENTE COMPLEMENTAR E CONTRIBUIR PARA AS ESTRUTURAS COGNITIVAS, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS PROPOSTOS NO PLANEJAMENTO DA SEMANA. (VOLTA A CALMA, DESCANSAR, ESPERAR OS PAIS); 
·       OBS: NESTE MOMENTO AS PROFESSORAS ORGANIZAM AS MOCHILAS, ESCREVEM RECADOS SE NECESSÁRIOS E GUARDAM AS AGENDAS;
·      17H_ TÉRMINO DO DIA LETIVO;

24 de ago. de 2011

PLANEJAMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL_FAZ DE CONTA QUE VOCÊ É UMA FLOR

PLANEJAMENTO DE 22 A 26 DE AGOSTO
TEMA: FAZ DE CONTA QUE VOCÊ É UMA FLOR

OBJETIVOS:

·         SER INSENTIVADO A SENTIR O PERFUME DAS FLORES E COMPREENDER A FUNÇÃO DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO OLFATO: O NARIZ;

·         DISPERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE CUIDÁ-LO, ETC.

·         IDENTIFICAR A LIXEIRA DESIGNADA AOS LIXOS DE PAPÉIS;

·         Conhecer as características da flor;

·         Construir os conceitos básicos sobre os componentes da flor;

·         Perceber o processo de desenvolvimento da flor;

·         Perceber a importância da preservação da flor;

·         Incentivar o respeito às flores.
_________________________________________________________________________
2ª FEIRA
RODINHA:
Músicas de cumprimento e
Música: Ai Meu Nariz!
Letra: Balão Mágico.

Eu não sei o que é que eu fiz
Eu só sei que o meu nariz
Funga-funga a-a-a-a!
...
Ai meu nariz, ai meu nariz
Ele parece muito mais um chafariz
...
Disponível em:
Assistir o vídeo na sala e cantar a música na rodinha.
LEVAR A LIXEIRA DISPOSTA NO REFEITÓRIO PARA PAPÉIS, PARA A SALA DE AULA.
Obs.: Aproveitar este momento para o exercício de assuar o nariz. A professora entrega para cada criança um pouco de papel higiênico. Demonstrar a forma coleta de assuar o nariz, ação que deve ser repetida pelas crianças. Observar a importância de colocar o papel utilizado no lixo corretamente.
LIXO MARROM (PARA PAPÉIS).
ATIVIDADE DIRIGIDA:
A PROFESSORA DISPÕE SOBRE A MESA DIFERENTES FONTES DE CHEIROS. EX: SABONETE, CEBOLA, CHÁS, VINAGRE, ETC.
AS CRIANÇAS SÃO INSENTIVADAS A OBSERVAR COM MUITA ATENÇÃO ESTA EXPOSIÇÃO.
EM SEGUIDA UM A UM, DE OLHOS VENDADOS, É LEVADO A SENTIR O CHEIRO DE ALGO. TENTAR ADIVINHAR QUAL A ORIGEM DO CHEIRO.
ATIVIDADE LIVRE: REALIZAR UM PASSEIO NOS ARREDORES DA ESCOLA, OBSERVANDO E SENTINDO OS CHEIROS, OS QUAIS, ENCONTRAR PELO CAMINHO. JUNTO COM A PROFESSORA TENTAR IDENTIFICAR O PERFUME DAS FLORES, DA TERRA, DAS ÁRVORES, ENFIM, DE TUDO O QUANTO POSSÍVEL.
ATIVIDADE CRIADORA:
PINTAR E COLAR UMA TAMPA DE GARRAFA PET NO NARIZ DO PALHACINHO.

SALA DE AULA:
BRINCAR COM OS FRASCOS VAZIOS DE CHAMPU, CONDICIONADORES, ETC.

TEMA: PARA AS ATIVIDADES DE AMANHÃ, TRAZER UMA GARRAFA PET VAZIA.
_______________________________________________________________________________ 
3ª FEIRA
RODINHA:
OBSERVAR UM VASO COM FLORES, AS CARACTERÍSTICAS, COR E PROPICIAR A CADA CRIANCA A OPORTUNIDADE DE CHEIRAR A FLOR.
AINDA NA RODINHA OUVIR E CANTAR A MÚSICA: “FAZ DE CONTA QUE VOCÊ É UMA SEMNENTINHA”.
Obs.: Conversar sobre o desenvolvimento das plantas, atividades desenvolvidas no projeto realizado no início do semestre e apresentado aos pais na FEIRA MULTICULTURAL no dia 6 de agosto, na escola.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
REPRESENTAR COM GESTOS, A MÚSICA “FAZ DE CONTA QUE VOCÊ É UMA SEMENTINHA”.

ATIVIDADE CRIADORA:

Móbile de flores de pet
A professora recorta e dá forma às flores de garrafas pets na frente dos alunos. Para que eles entendam o processo da atividade. As crianças deverão pintar as flores com cola colorida. Quando secas, compor um móbile para a sala de aula.
ATIVIDADE LIVRE:
Visitar a horta da escola e regar as mudinhas de verduras.
SALA DE AULA:
Brincar com os carrinhos, legos em formato de pistas e o tapete pedagógico com as gravuras de estradas.
TEMA: PARA AS ATIVIDADES DE AMANHÃ, QUEM PUDER, DEVE TRAZER GALHOS DE ALECRIM.
___________________________________________________________________________
4ª FEIRA
RODINHA:
Músicas de cumprimentos e cantigas aprendidas na semana.
POESIA:
Meu Corpo
Poema de Ruth Rocha.
Eu tenho dois olhos que são para ver.
Eu tenho um nariz que é bom para cheirar.
Eu tenho uma boca: serve para comer.
Eu tenho duas orelhas que são para escutar.
Tenho duas pernas e tenho dois braços que servem para andar e para abraçar.

CANTIGA:
Alecrim Dourado
Alecrim, alecrim dourado
que nasceu no campo
sem ser semeado
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim
Alecrim, alecrim miúdo
que nasceu no campo
perfumando tudo
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim
Alecrim, alecrim aos molhos
por causa de ti
choram os meus olhos
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim

AINDA NA RODINHA, OBSERVAR UM VASO COM ALECRIM, SENTIR O CHEIRO, OBSERVAR SUAS CARACTERÍSTICAS, ETC.

ATIVIDADE NA SALA DE VÍDEO:
ASSISTIR AO DVD GALINHA PINTADINHA dois, POIS NELE CONTÉM A MÚSICA ALECRIM.

ATIVIDADE CRIADORA:
RASGAR COM AS PONTAS DOS DEDOS, TIRINHAS DE PAPEL CREPOM VERDE. COLAR EM UMA FOLHA BRANCA COMPONDO UMA PAISAGEM DE ALECRINS.

ATIVIDADE LIVRE:
ÁREA COBERTA.
SALA DE AULA:
OPORTUNIZAR QUE CADA CRIANCA DEFINA COM QUE BRINQUEDO OU JOGO DESEJA BRINCAR.
TEMA: PARA AMANHÃ, CADA ALUNO DEVERÁ TRAZER UMA FLOR DE SUA PREFERÊNCIA.

_______________________________________________________________________________
5ª FEIRA
RODINHA:
CANTIGAS DE CUMPRIMENTO;
POESIA: A Flor Amarela
Olha
A  janela
Da  bela
Arabela
Que  flor
É  aquela
Que  Arabela
Molha? É uma flor amarela 
Cecília Meireles.
AINDA NA RODINHA, OBSERVAR TODAS AS FLORES TRAZIDAS PELOS ALUNOS, SUAS CARACTERÍSTICAS COMO AS CORES, PERFUMES, ETC.
COMPOR UM LINDO BUQUÊ PARA ENFEITAR A SALA.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
DECLAMAR A POESIA REPRESENTANDO-A COM OS GESTOS CORRESPONDENTES.
ATIVIDADE CRIADORA:
FLORES DE FORMINHAS DE DOCINHOS:

PINTAR AS FORMINHAS DE DOCES COM O DEDO E TINTA. EM SEGUIDA COLAR EM UMA FOLHA DE PAPEL COMPONDO UMA FLOR.
ATIVIDADE LIVRE:
PRACINHA
SALA DE AULA:
JOGOS PEDAGÓGICOS.

PASSEIO: ESCOLHER UM ESPAÇO NA ESCOLA E COM AS PROFESSORAS, PLANTAR AS MUDINHAS DE FLORES TRAZIDAS DE CASA. REGAR E IDENTIFICAR O CANTEIRO COMO DA TURMA FE2.
_______________________________________________________________________________
 
6ª FEIRA
RODINHA:
Cantigas de cumprimento.
HORA DO CONTO:
“O QUE EU QUERO”. (TATIANA BELLINKY).
OBS: CANTAR COM AS CRIANÇAS AS CANTIGAS APRENDIDAS NESTA SEMANA.
ATIVIDADE DIRIGIDA:
NA ÁREA COBERTA, COM UMA BOLA NA MÃO, REALIZAR UM CIRCUITO PELOS BRINQUEDOS E TÚNEL DE TECIDO.
IMPORTANTE: A CRIANÇA NÃO PODERÁ DERRUBAR A BOLA DA MÃO ATÉ QUE TENHA PERCORRIDO TODOS OS BRINQUEDOS. OS DEMAIS COLEGAS ASSISTEM CADA TRAJETÓRIA FAZENDO TORCIDA E VIBRANDO A CADA CONQUISTA.
ATIVIDADE CRIADORA:
REALIZAR AS ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS QUE POR ALGUMA RAZÃO OU CIRCUNSTÂNCIAS, NÃO REALIZARAM NOS DIAS ANTERIORES.
ATIVIDADE LIVRE: PRACINHA.
SALA DE AULA: BRINCAR COM OS JOGOS PEDAGÓGICOS.

OBS: VISITAR O CANTEIRO DE FLORES PLANTADAS NO DIA ANTERIOR E REGAR AS PLANTAS.
_______________________________________________________________________
FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA SEMANA:






 

17 de ago. de 2011

PLANEJAMENTO: OS CINCO SENTIDOS

PLANEJAMENTO DE 15 A 19 DE AGOSTO
TEMA: OS SENTIDOS

OBJETIVOS:

*REVISAR CONTEÚDOS TRABALHADOS REFERENTES AOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS, CORES, E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE QUANTIDADE;

2ª FEIRA

RODINHA:

CANTIGAS CONHECIDAS DE CUMPRTIMENTO DANDO ÊNFASE À:

“ PÕE A MÃO NA CABEÇA, PÕE A MÃO NO UMBIGO,

DÁ UM REMELEXO NO CORPO E,

DÁ UM ABRAÇO NO AMIGO.”

ASSIM CANTAR E REPRESENTAR OS GESTOS SUCESSIVAMENTE ATÉ TODOS OS AMIGOS DA RODINHA ABRAÇAR E SEREM ABRAÇADOS.

ATIVIDADE CRIADORA:

 DESENHO DO PALHACINHO DE PIJAMAS.
OBS: PINTAR COM LÁPIS DE COR, EXPLORANDO AS CORES.



ATIVIDADE DIRIGIDA:

NA SALA DE AULA, BRINCAR DE GATA-CEGA.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA:

JOGOS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS NA SALA DE AULA.

BRINCADEIRA LIVRE:
PRACINHA.
TEMA:
EM ANEXO, PINTAR A QUANTIDADE INDICADA COM OS DEDOS.
_________________________________________________________________________________
3ª FEIRA

RODINHA:

MÚSICA:

Cinco Patinhos


Composição: Xuxa

Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá.

Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá.

Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá.

Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.

Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá.

A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá.
 

ATIVIDADE CRIADORA EM ANEXO:

PINTAR A GRAVURA COM OS PATINHOS. 


ATIVIDADE DIRIGIDA:

REPRESENTAR COM AS CRIANÇAS A MÚSICA APRENDIDA.

EX: INICIAR A ATV. COM CINCO CRIANÇAS E IR DIMINUINDO À MEDIDA QUE A CANTIGA É CANTADA. AO FINAL DA MÚSICA, A PROFESSORA RETORNA COM AS 5 CRIANÇAS. O RESTANTE DOS ALUNOS ASSISTEM A REPRESENTAÇÃO.

ATIV. LIVRE: PRACINHA E NA ÁREA COBERTA BRINCAR NO PULA-PULA. 

NA SALA DE AULA, BRINCAR COM O LEGO DE PISTAS.
_________________________________________________________________________________

4ª FEIRA

RODINHA:

Meu Corpo
Poema de Ruth Rocha.

Eu tenho dois olhos que são para ver.
Eu tenho um nariz que é bom para cheirar.
Eu tenho uma boca: serve para comer.
Eu tenho duas orelhas que são para escutar.
Tenho duas pernas e tenho dois braços que servem para andar e para abraçar.



OBS: DECLAMAR A POESIA REPRESENTANDO OS GESTOS.



ATIVIDADE DIRIGIDA:

IDEM A ATIVIDADE DA AULA ANTERIOR ( CINCO PATINHOS).



ATIVIDADE CRIADORA:

EM ANEXO. PINTAR, RECORTAR E CONSTRUIR UM JOGO DE MEMÓRIA DOS CINCO SENTIDOS (COM A AJUDA DA PROFESSORA).




ATIV. LIVRE:

 PRACINHA.

 NA SALA DE AULA, BRINCAR COM OS BICHINHOS DE PELÚCIA.
 OBS: NA RODINHA, MANIPULAR E CHEIRAR OS SAQUINHOS AROMÁTICOS ( EMPRESTADOS DA TURMA DE 4 ANOS).
_______________________________________________________________________________

5ª FEIRA

RODINHA:

CANTIGAS APRENDIDAS NA SEMANA.

AINDA NA RODINHA, EXPLORAR OS SAQUINHOS COM DIFERENTES CHEIROS. OBSERVAR QUE É COM O NARIZ QUE SENTIMOS OS CHEIROS E CONVERSAR SOBRE AS FUNÇÕES DE CADA ÓRGÃO DOS SENTIDOS.

CANTAR A CANTIGA:

O Homenzinho
Músicas Infantis

HAVIA UM HOMENZINHO TORTO QUE MORAVA NUMA
CASINHA TORTA SEU CAMINHO ERA TODO TORTO
SUA VIDA ERA TORTA,ATE QUE UM DIA O HOMENZINHO
TORTO A BIBLIA ENCONTROU E TUDO QUE ERA TORTO
JESUS ENDIREITOU.



ATIVIDADE DIRIGIDA:

 CANTANDO A CANTIGA “O HOMENZINHO”, REPRESENTAR OS GESTOS DESENVOLVENDO A PSICOMOTRICIDADE.



ATIVIDADE CRIADORA:

PINTAR A FOLHA EM ANEXO.

 ATIVIDADE LIVRE: PRACINHA
NA SALA DE AULA BRINCAR DE CASINHA COM AS BONECAS NA CASINHA DA SALA.
________________________________________________________________________

6ª FEIRA



RODINHA:

MÚSICAS APRENDIDAS NA SEMANA E MÚSICA NOVA:

Se és Feliz


Composição: D.R.

Se és feliz quero te ver bater as mãos
Se és feliz quero te ver bater as mãos
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver bater as mãos

Se és feliz quero te ver bater os pés
Se és feliz quero te ver bater os pés
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver bater os pés

Bater as mãos, bater os pés
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver bater os pés

Se és feliz quero te ver a gargalhar
Se és feliz quero te ver a gargalhar
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver a gargalhar

Bater as mãos, bater os pés, a gargalhar
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver a gargalhar

Se és feliz quero te ver a espirrar

Se és feliz quero te ver a espirrar
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver a espirrar

Bater as mãos, bater os pés, a gargalhar, a espirrar
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver a espirrar

Se és feliz quero te ver dizer amém
Se és feliz quero te ver dizer amém
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver amém

Bater as mãos, bater os pés, a gargalhar, a espirrar, dizer amém
Se és feliz pra mim poder acreditar
Se és feliz quero te ver dizer amém





ATIVIDADE CRIADORA: PINTAR A GRAVURA DA MÚSICA APRENDIDA NA AULA DE HOJE.










ATIVIDADE DIRIGIDA:

CANTAR E REPRESENTAR OS GESTOS DESCRITOS NA CANTIGA.

ATIVIDADE LIVRE: PRACINHA E ÁREA COBERTA.

OBS: NA SALA DE AULA BRINCAR COM OS JOGOS DE MADEIRA.
___________________________________________________________________________________