Total de visualizações de página

22 de mar. de 2011

TEMA: Aprendendo a usar os recursos da sala de aula

PLANEJAMENTO DE 21 A 25 DE MARÇO-2011


TEMA: Aprendendo a usar os recursos da sala de aula

Objetivos:

• Desenvolver o hábito de usar os recursos da sala de aula corretamente;

• Desenvolver a coordenação motora ampla;

• Reconhecer os próprios calçados;

• Fazer classificação e seriação através da ação de guardar os brinquedos nos seus devidos lugares;

• Ampliar as aprendizagens que favorecem o desenvolvimento da autonomia;

2ª FEIRA: Colméia Porta-sapato 
HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento



“A barata diz que tem

um sapato de veludo

É mentira da barata

Ela tem é o pé peludo

Há há há Ho ho ho

Ela tem o pé peludo

A barata diz que tem

Um sapato de fivela

É mentira da barata

O sapato é da mãe dela

Há há há Ho ho ho

O sapato é da mãe dela.”



Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas pelas professoras a colocar seu calçado no Porta-sapato, cada um no seu devido lugar.



JOGO SIMBÓLICO:

Representar a história da Cinderela, na ação de colocar o calçado. Colocar todos os calçados em cima do tapete; a criança deverá identificar o seu calçado e colocá-lo com a ajuda da professora.



ATIV. CRIADORA:

Carimbo de pés:

A professora passa tinta guache na sola do pé de cada criança, carimbando-o em uma cartolina. Após, recortar cada um e expor os pezinhos, fazendo um caminho com estes na parede, em volta do Porta-sapato, para decoração.



ATV. DE LETRAMENTO:

Contar história da Cinderela.



ATIV. LIVRE:

Pracinha.

ATIV. DIRIGIDA:

Na área coberta, após brincar no pula-pula, cada um deverá colocar o seu próprio sapato, com orientação das professoras.

3ªFEIRA: Brinquedos

 HORA DA RODINHA:

Músicas de cumprimento.



“Guarda, guarda, guarda, bem direitinho, quando eu guardo tudo, fica tudo arrumadinho.”

Conversar com as crianças sobre a importância de guarda os brinquedos nos lugares depois da brincadeira.



JOGO SIMBÓLICO:

Não haverá.



ATIV. CRIADORA:

Em anexo



ATIV. LIVRE:

Manhã: na Pracinha

Tarde: área coberta.



ATV. DE LETRAMENTO:

Historinha em que o personagem guarda os brinquedos nos devidos lugares após brincar.



ATIV. DIRIGIDA:

Após a brincadeira livre, orientar as crianças para que guardem os brinquedos fazendo a classificação e a seriação.

 4ª FEIRA: Vaso sanitário

HORA DA RODINHA:

Músicas de cumprimento.



“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada, ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão.

Ninguém podia dormir na rede porque na casa não tinha parede.

Ninguém podia fazer xixi, porque banheiro não tinha ali.

Mas, era feita com muito esmero, na rua dos bobos, número zero.”

Conversar com as crianças sobre a maneira correta de fazer xixi e cocô no vaso, jogar o papel usado no lixo, não desperdiçar o papel higiênico, lavar as Mao após usar o banheiro, etc. Aproveitar o tema para conversar com as crianças sobre a possibilidade de deixar de usar fraldas.



JOGO SIMBÓLICO:

Brincar de bonecas e com o penico.



ATIV. CRIADORA:

Realizar a atividade criadora com as crianças que por ventura, estiveram ausentes na aula anterior, bem como dar continuidade, caso necessário.



ATIV. LIVRE:

Pracinha.



ATV. DE

LETRAMENTO:

Não haverá neste dia.



ATIV. DIRIGIDA:

Atividade de equilíbrio.

Na área coberta, dispor as crianças em fila e orientá-las, uma a uma, a andar em cima de um banco comprido.

 5ª FEIRA: Pia do banheiro


HORA DA RODINHA:

Músicas da rotina.

 Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas à respeito de como utilizar corretamente a pia do banheiro, em que momento é necessário lavar as mãos e o rosto.



Música:



“Sai a água da torneira,

Faz espuma com sabão, pra comer a comidinha,

Vou lavar as minhas mãos!” (melodia do para bens a você)



ATIV. CRIADORA:

Móbile das pombinhas:

Carimbar as mãos das crianças, com tinta, uma folha de papel, recortar e construir um móbile de pombas para a sala de aula.



ATIV. LIVRE:

Pracinha pela manhã, pracinha de areia à tarde.



ATV. DE LETRAMENTO:

Não haverá.





ATIV. DIRIGIDA:

Cantando a música aprendida, representá-la com os gestos e dança.

6ª FEIRA:Hora do dormitório

HORA DA RODINHA:

Canções aprendidas na semana.

Conversar sobre a hora da higiene, antes do almoço quando os colchões já estão dispostos no chão da sala. Não será permitido subir em cima dos colchonetes par não sujá-los. Quando no dormitório, não é permitido conversar para não acordar os coleguinhas.





ATIV. CRIADORA: Será realizada como tema de casa.



ATIV. LIVRE:

Dispor para as crianças os brinquedos da sala de aula de suas preferências.



ATV. DE LETRAMENTO:

Não haverá.



ATIV. DIRIGIDA:

Na área coberta, as crianças devem caminhar por um caminho desenhado no chão com giz branco.

EMEI Branca de Neve - NH




Querida família

Para as atividades da próxima semana, vamos precisar dos seguintes materiais de sucata:

- tampinhas de garrafa de refrigerante;

- tampas de garrafas de amaciante;

- 1 pote de iogurte (garrafinha);

- 1 frasco de desodorante roll-on vazio.

Obrigada,

professoras Elisângela e Leticia

PLANEJAMENTO: TURMA FAIXA ETÁRIA DE DOIS ANOS

PLANEJAMENTO DE 21 A 25 DE MARÇO-2011


TEMA: Aprendendo a usar os recursos da sala de aula

Objetivos:

• Identificar os objetos de uso pessoal;

• Identificar o lugar de cada objeto de uso pessoal: mochila, canequinha, fronha do travesseiro, toalha, pastinha das atividades, lugar dos seus calçados, bonequinho da chamada, escova de dente, escova de cabelos;

• Aprender que os objetos de uso pessoal só podem ser usados pela pessoa ao qual pertence;

• Construir uma relação mais íntima e familiar com o ambiente da sala de aula;

• Desenvolver a autonomia e a identidade, identificando seus objetos pessoais, reconhecendo que os colegas também possuem e manipulando-os com a orientação das professoras;

• Desenvolver a coordenação viso motora;


2ª FEIRA: Colméia Porta-sapato

HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento



“A barata diz que tem

um sapato de veludo

É mentira da barata

Ela tem é o pé peludo

Há há há Ho ho ho

Ela tem o pé peludo

A barata diz que tem

Um sapato de fivela

É mentira da barata

O sapato é da mãe dela

Há há há Ho ho ho

O sapato é da mãe dela.”



Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas pelas professoras a colocar seu calçado no Porta-sapato, cada um no seu devido lugar.



JOGO SIMBÓLICO:

Representar a história da Cinderela, na ação de colocar o calçado. Colocar todos os calçados em cima do tapete; a criança deverá identificar o seu calçado e colocá-lo com a ajuda da professora.



ATIV. CRIADORA:

Carimbo de pés:

A professora passa tinta guache na sola do pé de cada criança, carimbando-o em uma cartolina. Após, recortar cada um e expor os pezinhos, fazendo um caminho com estes na parede, em volta do Porta-sapato, para decoração.



ATV. DE LETRAMENTO:

Contar história da Cinderela.



ATIV. LIVRE:

Pracinha.

ATIV. DIRIGIDA:

Na área coberta, após brincar no pula-pula, cada um deverá colocar o seu próprio sapato, com orientação das professoras. HORA DA RODINHA:

Músicas de cumprimento.



“Guarda, guarda, guarda, bem direitinho, quando eu guardo tudo, fica tudo arrumadinho.”

Conversar com as crianças sobre a importância de guarda os brinquedos nos lugares depois da brincadeira.





JOGO SIMBÓLICO:

Não haverá.

ATIV. CRIADORA:



ATIV. LIVRE:

Pela manhã: Na Pracinha, à tarde, área coberta.



ATV. DE LETRAMENTO:

Historinha em que o personagem guarda os brinquedos nos devidos lugares após brincar.



ATIV. DIRIGIDA:

Após a brincadeira livre, orientar as crianças para que guardem os brinquedos fazendo a classificação e a seriação.

3@  FEIRA

 HORA DA RODINHA:

Músicas de cumprimento aprendidas nas aulas anteriores.

Conversar com as crianças sobre a importância de cada um tomar água no seu copo, que deve ser colocado no ganchinho identificado pela fotografia de cada criança. Ainda na rodinha, cada criança pega o seu copo da bandeja e uma por uma, coloca-o no lugar. Vibrar e bater palmas quando cada criança cumpre com a tarefa.



JOGO SIMBÓLICO:

Brincar com carrinhos construindo as pistas com os legos em forma de pista.



ATIV. CRIADORA:

Não haverá atv. Criadora.



ATIV. LIVRE:

O tempo de atividade livre será dividido para a pracinha e brincadeiras na área coberta.



ATV. DE

LETRAMENTO:

Não haverá.



ATIV. DIRIGIDA:

BOLA NA CESTA:

Cada criança receberá uma bola e orientada pela professora, tentar acertar a bola na cesta.

Cantando a música aprendida na aula anterior, passar pelo túnel de tecido, orientada pelas professoras.

QUARTA FEIRA

HORA DA RODINHA:

Músicas da rotina.

Ainda na rodinha, as crianças serão orientadas a buscar seus travesseiros, reconhecendo a fronha de cada um. Neste dia a rodinha será feita com os travesseiros e não com as almofadas. Realizar manifestações de carinho para com o travesseiro, dar abraços, beijinhos, etc.

Música: “Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo, e dá um abraço no amigo (abraçar o travesseiro).



JOGO SIMBÓLICO:

Com as bonecas e os travesseiros, brincar de casinha. Estimular a criança a colocar a boneca para dormir, etc.

Música: Nana, nenê, nana nenê, papai foi trabalhar e a mamãe também! Repetir a canção de ninar.



ATIV. CRIADORA:

Mãozinha no travesseiro:

A professora pinta a palma da mão de cada criança e estas carimbam a fronha do travesseiro, cada um, a sua.



ATIV. LIVRE:

Pracinha pela manhã, pracinha de areia à tarde.



ATV. DE LETRAMENTO:

Não haverá.



ATIV. DIRIGIDA:

Dispor as crianças em fila e a professora jogará o travesseiro, cada um para seu respectivo dono. A criança tentará pegá-lo sem deixar cair no chão.

QUINTA F.
HORA DA RODINHA:

Canções aprendidas na semana.

Música:

FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ

E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA

E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA

EU SACUDI,SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO

E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM

E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM

EU SACUDI, SACUDI, SACUDI

MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR



Ainda na rodinha fazer a demonstracão que antes de deitar no colchão na hora de dormir, as criancas devem tirar os calcados dos pés e colocá-los no porta calcados.



JOGO SIMBÓLICO:

Brincar de salão de beleza, aproveitar para conversar sobre a importância de cada um usar o seu pente ou escova de cabelo.



ATIV. CRIADORA: Será realizada como tema de casa.



ATIV. LIVRE:

Dispor para as crianças os brinquedos da sala de aula de suas preferências.



ATV. DE LETRAMENTO:

Não haverá.



ATIV. DIRIGIDA:

Dispor as crianças em círculo, retirar o calcadinho de todas elas e colocá-los no centro da rodinha. Cada criança deverá buscar o par de calcados que lhe pertence e colocá-los nos pés com a ajuda das professoras.





SEXTA F.
Músicas trabalhadas na semana:

HORA DA RODINHA: Músicas de cumprimento:

1)“Bom dia amiguinho como vai, a nossa amizade nunca sai, faremos o possível para sermos bons amigos, bom dia amiguinho como vai?”

2)“Se tem sol, se faz frio ou vai chover, tudo bem, sou feliz, com amor, muita paz e alegria, vamos saudar este novo dia, bom dia!”

3) “Amiguinhos, amiguinhos, olham o sol, olham o sol, ele está brilhando, ele está brilhando, que legal, que legal.”

APRENDER AS PARTES DO ROSTO

4) “Janela, janelinha, porta, campainha, pibiiiit!” (cantar colocando o dedo nos olhos, nariz e boca).

APRENDER A CONTAR E DESENVOLVER A COORDENACÃO VISOMOTORA

5) “Passa, passará, quem de trás ficará, seu Martinho pescador, dá licença de eu passar, passa um, passa dois, passa três (e assim sucessivamente, enquanto passar crianças)...”

RECONHECER A SUA FRONHA

6) “Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo, e dá um abraço no amigo (abraçar o travesseiro).

CANCÃO DE NINAR:

7) “Nana, nenê, nana nenê, papai foi trabalhar e a mamãe também! Repetir a canção de ninar.”