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11 de jan. de 2010

APRENDIZAGEM

REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM (TEXTO MEU DE 14/04/2009)
Disciplina de DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA 1-A

Professora: Juliana Brandão Machado

Atividade: Trilha psicanalítica_ atividade 6
Bem, em se tratando de aprendizagem em minha vida, muito tenho a falar.


Mas, nos últimos tempos a aprendizagem mais significativa sem dúvida nenhuma é a relacionada à informática. Quando iniciei o curso PEAD em 2006 nada sabia de informática. Comecei minha aprendizagem literalmente do zero. Quando comprei o computador não sabia onde ligar e todas as teclas assustavam-me. Tinha medo de estragar a máquina ou fazer algo que fosse irreversível. Construí minha aprendizagem dia a dia, mexendo, “fuçando”, errando, agindo, recomeçando, acertando e a cada nova descoberta esta se tornava base importante para aprendizagens futuras.

Aprendi as funções do teclado, da internet, dos programas e o mais importante, aprendi que posso aprender qualquer coisa. Esta foi a aprendizagem comparada a descoberta do fogo para mim. Aprendi que eu posso aprender tudo o que eu desejar. Conforme eu ia construindo sozinha minha aprendizagem referente às atividades solicitadas no curso, sempre com uma inovação, cada atividade nova os professores do PEAD solicitavam-na de forma diferente à anterior. Muito rapidamente tive que aprender sozinha todas as funções do meu computador. Muitas vezes tive que baixar programas pela internet que eu nem tinha, em inglês que eu nada entendo, mas, deduzia através de uma lógica que fui construindo à medida que vencia os obstáculos e superava cada dificuldade. Às vezes pensava em desistir, desesperava-me, o conhecimento a ser adquirido era tão desconhecido e fora de minha realidade que somente depoi8s de muita perseverança e muito manusear as ferramentas que a informática nos proporciona que aprendi o que me propus a aprender. Sempre foi um descobrir por determinação, sempre um fazer o que fosse necessário para aprender o que ainda não era compreendido. Todas as descobertas sendo feita “sozinha”, mesmo que com todas as orientações de professores, colegas e tutores, no “frigir dos ovos” era, eu superando a mim mesma a todo o tempo. Utilizei-me de todos os recursos possíveis e os não possíveis também, muitas vezes o recurso possível teve de ser primeiramente decifrado e aprendido também para que, só aí tornasse um facilitador de uma aprendizagem.

Juntamente com as aprendizagens relacionadas a teoria e práticas do curso PEAD, cada atividade solicitada me levou a reflexões que não só fizeram parte da construção e aquisição dos conhecimentos, como, levaram-me a organizar e refletir sobre minha vida profissional e pessoal. Cresci profissionalmente e como pessoa como se tivesse feito neste período, também análise com um psicoterapeuta. À medida que os conteúdos foram estudados por mim e os desafios da informática foram tornando-se ferramentas de trabalho, através da aprendizagem, fui tomando atitudes práticas em minha vida pessoal que me tornaram uma pessoa mais madura, equilibrada e de maior bom senso.

Eu não tinha nenhum conhecimento prévio referente à informática, absolutamente, porém cada aprendizagem foi um degrau a mais, dado por mim servindo então de conhecimento prévio para as aprendizagens seguintes. Estas aprendizagens foram exatamente tudo o que engloba a ação diante de um computador e o necessário para a realização de um curso na modalidade à distância e as formas de apresentação, execução e conclusão das atividades solicitadas, bem como a resolução de problemas técnicos referentes a esta ferramenta chamada computador. Um exemplo disso foi meu computador apresentar uma alta temperatura, não recomendável para a máquina e eu resolver o problema desmontando a CPU e limpando o culler através de uma pura e simples análise e lógica que fui construindo.

ID EGO E SUPER EGO E AS FASES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

OBS: Revendo meus guardados encontrei este texto que escrevi e gostaria de compartilhar com vocês em DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA 1-A (maio de 2007)


Professora: Juliana Brandão Machado

Atividade: Trilha psicanalítica_ atividade 6

 UM DIA DE AULA DA PROFESSORA EGOGILDA.


A professora se aproxima da sala de aula, pois acaba de soar o sinal. As crianças estão em fila, meninas para um lado e meninos para o outro, "não podem estar na mesma fila, pois meninos e meninas jamais ficam pertinhos um do outro, vai que começam a despertar pensamentos impróprios. O bom de fazer filas separando-os por sexo é que isso os impede de ter imaginações" (rsrsrsrsr).

Alguns meninos estão brigando, o ID sempre aprontando, não consegue ficar na fila sem arrumar problemas, mas, as crianças o adoram. Foi eleito o representante da turma e uma das razões é o fato de que ele está sempre fazendo as reivindicações para o diretor, o Sr.Supereg. Brigam o tempo todo e a professora Egogilda sempre tendo que interferir. Esta sim é uma prô legal, sensata concilia tudo e todos, os outros professores estão sempre a chamando para ajudar a resolver as questões de indisciplinas. O ID estava brigando por causa do lugar na fila que ser sempre o primeiro. A professora Egogilda tomou a decisão de que ninguém mais na turma dela fará fila para o que quer que seja todos entrarão e sairão dos lugares na hora que se sentirem prontos.

A professora abriu então a porta e as crianças entraram claro que o menino ID saiu correndo e conseguiu entrar primeiro, derrubando tudo o que encontrou pela frente. Ela foi obrigada neste caso chamar o Senhor Diretor Supereg que prontamente veio, passou um sermão no garoto e o colocou de castigo, tal foi à confusão que o menino , por alguns instantes se arrepende, sentiu-se envergonhado, pois, todos o olhavam com ar de repressão.

Logo neste dia, todas estas confusões, e logo no início da aula, realmente não era um bom momento, pois a professora estava cheia de problemas, contas a pagar, e salário que não havia entrado na conta. Não deu outra, encheu o quadro e colocou todos a copiar incessantemente, ela não mostrou os dentes neste dia, ainda bem, pois não eram o que podemos chamar de “sorriso de propaganda de creme dental”. Ganhava muito pouco e a realidade era dura para a professorinha Egogilda, não sobrava dinheiro para ir ao dentista.

Estava tentando se acalmar quando uma aluninha começou a chorar. A menina Idinéia diz que está com saudades da mãe e para completar ficou sem o lápis de tanto colocá-lo na boca, acabou por mordê-lo todo. Conversou com a menina sobre a importância de ela estar aí para aprender e ser “alguém na vida”. Aproveitou para chamar a atenção do Anildo que estava entrando na sala, havia ido ao banheiro sem pedir licença, dizendo que não deu tempo, pois estava muito apertado, doido para fazer xixi. Este menino é teimoso, nunca ouve a professora Egogilda, sempre querendo impor seus impulsos e exige que os colegas façam suas atividades. Um dia desses o Diretor o flagrou exigindo que uma coleguinha trouxesse a merenda para ele.

Deu uma olhada rápida pela sala de aula e não encontrou o garotinho Falíbio e a Fali, os colegas disseram que eles estavam no banheiro. Foi dar uma espiada e os pegou literalmente com as calças na mão. Falíbio disse que Fali é que queria ver seu “pintinho”. Ela está com algumas dificuldades em casa, ta dizendo que não gosta da mamãe e que só o papai é que é legal, está sempre com ele e prefere que o papai lhe traga e lhe busque na escola. ID aproveitou, saiu do castigo e derrubou os materiais da professora Egogilda, sem querer.

Por que todos os alunos não são como Lotêncio? Calmos, obedientes e esforçados? Pensa Egogilda no seu limite da paciência. Este sim é um menino exemplar, diz ela aos aluninhos, todos deveriam ser como ele.

Nesta turminha há todo o tipo de comportamento extremos, coitadinha da professorinha. Se vocês vissem o Genito, compreenderiam sua falta de paciência. É um menino completamente confuso, está querendo namorar, briga todo o tempo, é agressivo, tem horas que quer a mãe, horas que é dominador e em outras extremamente alheio a tudo, parece que nem na sala está. Irrita-se com facilidade com tudo e com nada, parece ter maturidade e às vezes representa ser o mais imaturo dos alunos.

Genito não está relacionando-se bem em casa com os pais e desconta nos colegas e na professora Egogilda suas angústias, diz que os adultos não o compreendem e agride os colegas por que está com raiva. Ela até que tentou conversar com ele, mas este demonstrou nem lembrar o porquê estava irritado. É um menino que não participa das brincadeiras e atividades propostas pela professora, fala que os colegas só riem dele. Não se abre e não fala sobre o que lhe angustia.

Com toda esta diversidade de comportamentos e personalidades, não resta a menor dúvida de como a professora Egogilda de vê conduzir seus alunos em suas descobertas e desenvolvimento dos conhecimentos.

Ela observa e parte do que cada um sabe a respeito dos conteúdos, valorizando a bagagem cultural que cada um traz em si. Egogilda tem conhecimentos sobre a psicanálise e os aplica em sala de aula para obter êxito em seu trabalho. Ama o que faz e está sempre estudando para fazer o melhor que pode. O dia de aula chega ao fim e ela se despede dos alunos. Dá um beijinho no ID, na Idinéia, Genito, Lotêncio, Anildo, Falíbio, Fali e todos os outros. Ao passarem no corredor encontraram o Diretor Supereg que não perdeu a oportunidade de reclamar por que eles não estavam em fila.