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22 de ago. de 2008

COMPREENDENDO CONCEITOS E TECENDO APRENDIZAGEM...

COMPREENDENDO CONCEITOS E TECENDO APRENDIZAGEM...

“Políticas Públicas e Gestão da Educação em Tempos de Redefinição do Papel do Estado.”
Confesso que em relação às atividades anteriormente realizada, sobre Conceitos Estruturantes, eu, pouco ou nada sabia sobre estes conceitos (democracia, estado, globalização, participação, neoliberalismo, política, políticas públicas e políticas educacionais).
Percebi que ter estas noções é fundamental para entendermos o processo e a situação atual do ensino no Brasil. Além de definir, compreender conceitos politicamente suas estruturas e o percurso que os movimentos políticos e sociais percorrem, para podermos ter, como professores, uma ação que represente as funções sociais que devem ser praticadas pela e através da educação.
Saber que em nosso país, as políticas sociais possuem três momentos no último século: Controle da política (ditadura de Getúlio), política de controle (ditadura militar) e período de democracia (política social sem direitos sociais).
Indo além de definir conceitos, perceber que a política educacional é parte da redefinição do papel do estado, partes de um mesmo movimento deste período do capitalismo.
A educação hoje é um retrato dos interesses propostos pelo neoliberalismo. Plano da Reforma do Estado (PRE) como estratégias para reduzir a sua atuação nas políticas públicas educacionais. Transferir para o setor privado as atividades que podem ser controladas pelo mercado. (Brasil, Maré, 1995, p.11).
O PRE busca racionalizar recursos diminuindo seu papel no que se refere à políticas sociais. Estas serem repassadas para a sociedade.
Tudo o que antes eram indagações e revoltas por não sei o que exatamente, tendo lido estes textos solicitados para estudos, compreendi a atual situação e o papel que nós escola devemos desempenhar, nossas revoltas devem começar a ser mais propositivas e não apenas ficarmos na defensiva.
A grande questão é a função social para garantirmos um ensino de qualidade. Construirmos a gestão democrática, implantando-a num processo que requer diálogo e participação coletiva de todos: pais, alunos, professores, direção, em fim a sociedade como um todo.
O que se vê nas escolas hoje é a prioridade pela inclusão, nenhuma criança fora da escola, e neste sentido a escola acolhe tirando das ruas as crianças que são problemas. O estado livra-se destas políticas sociais empurrando para as escolas e livrando-se legalmente de suas funções.
Para este entendimento estudar os conceitos antes já citados, é de suma importância para tecer a teia da compreensão da atual situação da falta de qualidade da educação e a função social desta nas ações de mudanças.
Não basta garantir o acesso à educação, é necessário garantir o acesso, permanência e sucesso nas escolas, coisa que ainda não se vê não se tem.
Assim a democratização da educação indica a necessidade de que processo educativo seja um exercício democrático.
Neste sentido, a democratização da educação vai além do atendimento escolar significa uma postura assumida pelos gestores educacionais (administração escolar). Precisamos de uma organização escolar que se desenvolva como exercício de cidadania.

Biografia: Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares;
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO _Vera Maria Vidal Peroni

16 de ago. de 2008

ESPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO EIXO V E REFLEXÕES SOBRE TEMPO

No Seminário Integrador, eixo v do Pólo de Alvorada, foi-nos solicitado que para a próxima aula presencial, levemos uma questão filosófica, a qual faz parte de nossas dúvidas enquanto ser humano.
Pois, tenho uma: _ Qual a explicação para que em minha vida, tudo o que desejo saber ou fazer, faz parte do que devo resolver de uma forma ou outra sempre é a próxima atividade do curso PEAD?
Mencionei este fato em meus portifólios de aprendizagem nos semestres anteriores. Peço permissão para ser repetitiva.
Neste momento de minha vida onde minha maior dificuldade é a falta de tempo para que eu desempenhe todas as minhas tarefas, uma das atividades do curso é organizar meu tempo e refletir sobre este. ( TABELA http://elisangela.pbwiki.com/TEMPO _Farei novos ajustes assim que reorganizar minhas atividades x tempo)
Em minha postagem anterior neste Blog coloquei de forma real como estão distribuídas as atividades em relação ao meu tempo.
No Seminário Integrador do Pólo de Gravataí nos foi pedido uma análise do que esperamos do curso neste semestre e o que pretendemos fazer para o alcance dos objetivos. Para tanto nos foi sugerido a leitura de um texto (Organizar o Tempo é Fundamental. Texto extraído do Guia do Aluno do PEAD, no formato PDF). Farei isso unindo esta minha experiência de estar participando das atividades nos dois Pólos, Gravataí e Alvorada. Entrei com um pedido de transferência de pólo justamente por razões de tempo. Para chegar ao Pólo de Alvorada não disponho do tempo necessário. Estou avaliando e reorganizando meu tempo e uma das interferências que muito irá ajudar-me neste equilíbrio é sem dúvida nenhuma transferir-me para o Pólo de Gravataí que fica pertinho de onde moro e trabalho. Esta já é uma das respostas em o que farei e/ou estou fazendo para alcançar meus objetivos neste semestre. ORGANIZAR MEU TEMPO.
Minha maior expectativa é conciliar tudo o que tenho de fazer durante um dia e poder fazer isso com qualidade sem prejudicar minha saúde física e mental, nem deixar para o lado minhas responsabilidades e vínculos familiares, estes mais difíceis de serem recuperados, consciência esta tenho por ser uma adulta. Daí a importância das reflexões em cima dos textos de Psicologia neste semestre.
Nesta postagem venho então, realizar as atividades 1 e 2 de Seminário Integrador de Alvorada e Gravataí.
Lido o texto acima mencionado sobre Organização do Tempo, fiz uma auto-análise muito necessária e eu diria urgentíssima de minha vida. Posso entender que tenho clareza de meus objetivos e de minhas atividades. Então onde estou errando sendo que tenho claro também que algo está errado por ter mais atividades e todas de igual relevância, que tempo para realizá-las. A resposta eu encontrei ao perceber que meu erro não está na organização das tarefas em equilíbrio com o tempo que possuo, mas, em estabelecer um tempo para fazer coisa nenhuma. Em minha organização tudo está cronometrado e direitinho estabelecido os horários das minhas atividades, A questão está em que momento será o meu tempo. Não reservei tempo para mim.
Tenho consciência que viver é uma permanente reinvenção de mim mesma, até aqui ok então. Jamais relutei em realizar algo ou coloquei as coisas em estado permanente de adiamento e nunca “empurrei nada com a barriga”. Sempre desenvolvo planos para atingir meus objetivos e sempre os alcanço. Monitoro e reviso sempre, é o que estou fazendo neste momento. Estou sempre os ordenando por prioridades e simplesmente encontro-me num estado físico e mental conturbado, pra não dizer outras coisas por que sou otimista. Ah! Por falar nisso fiquei chocada neste último final de semana por que tive uma discussão com meu namorado (o mesmo que às vezes menciono nas minhas postagens desde o início do curso), ele acusou-me de estar sempre reclamando, e disse-me que ele não agüenta mais e que sou pessimista. Digo chocada por que não sabia que eu estava sendo pessimista, considero-me otimista e acreditava estar no direito de pelo menos reclamar deste momento de minha vida. Depois de ler o texto percebi que não devo não, devo solucionar sem as reclamações sim.
Mas no final do balanço ainda estou fazendo as coisas certas e no caminho certo. Carrego os textos do curso para ler em filas de banco, lotações e etc. e tal. Porém em minha tal organização não havia previsto as idas ao banco e deslocamento, fazer compras e ir ao médico. “Este tipo de atividade pode destruir uma agenda apertada”. Está explicado o tumulto que está sendo minha vida. Em nenhum momento incluí-me nas minhas atividades. Esqueci-me ou não me dei o direito de atividades como o sono, alimentação e descobri na prática que a semana tem somente 168 horas e planejei mais atividades do que o tempo real suporta e que de cara já estou em desvantagem. Estou sorvendo minha vida como uma taça que se esvazia. Tenho de ter um tempo para mim e minha família e na prática ser, o Lazer um tempo precioso. Sou firme em cumprir minhas tarefas e, no entanto não estou recompensando-me. Nem mantendo minha vida social e familiar com alegria. Não estou mantendo um equilíbrio entre o que tenho de fazer e o que posso fazer. Sei quando parar e quando meu relógio biológico para e eu teimo em prosseguir até ultrapassar o limite da exaustão, não estou é me dando este direito. Tenho de planejar meu tempo para o lazer, sem isso estou enganando a mim mesma acreditando que posso prosseguir. Caracterizando minha vida neste momento, diria que a estou suportando, vivendo-a, elaborando-a, eventualmente reprogramando-a, conscientemente executando-a e muitas e muitas vezes de maneira bem ousada.

11 de ago. de 2008

TEMPO



Tenho encontrado dificuldade por parte das pessoas de acreditarem em minha jornada de trabalho de 24 horas por dia literalmente. Tenho 40 horas na escola pública, ao meio dia venho para casa e não tenho tempo para almoçar, tenho uma escolinha em minha casa e no momento está sendo administrada por minha filha mais velha, ao meio dia a ajudo a dar comida para os bebês, mudar fraldas, colocá-los para dormir. São crianças de sete meses a 12 anos. Ainda tem minhas filhas que precisam que eu diga: _ Já passou um pente nos cabelos? Troca esta blusa que não foi lavada! Elas vão à escola à tarde e ajudam a mais velha na escolinha pela manhã, se entretêm e esquecem de se arrumar direitinho para ir para a escola. Como algo correndo. ÀS 17 horas retorno e assumo sozinha a escolinha para que minha filha possa fazer as suas coisas, trabalhos de aula etc., pois, estuda à noite. A maioria das crianças vai para casa às 20 horas, quando os pais chegam do trabalho, no entanto tenho crianças até as 23 horas e duas que dormem comigo aqui em casa, os pais trabalham no turno da noite, uma delas é um bebê que ainda mama no peito e chora entre um soninho e outro a noite toda. Este soninho não consigo dormir, pois adultos cansados demoram um pouco para descansar. Antes das férias tinha minha mãe morando comigo e ficava com as crianças para eu fazer os trabalhos da faculdade, agora estou sozinha e ainda não tenho a menor idéia de que em que tempo me dedicarei à faculdade. Por isso a tal tabela que ainda não vi, será-me muito útil, estou até curiosa e peço licença para ir lá vê-la e aproveitar para realizar as atividades. Hoje ainda posso fazê-la, pois tenho apenas duas crianças para atender no sábado, na parte da tarde já não será possível, pois, ainda cedo minha casa para cursos de ballet e dou aulas particulares de reforço escolar. Talvez a faculdade possa se encaixar no domingo, de madruga não poderá ser possível como algumas colegas fazem, pois trabalho na madruga. Com certeza encontrarei um tempo, as coisas que não sabemos são por que ainda não descobrimos, mas, não quer dizer que não existam. Ah! Não tem como ser diferente, trabalhar menos, sou separada e sustento três filhas sozinhas, pagando aluguel e tudo o mais que uma família precisa como básico de sobrevivência, sem ajuda financeira de absolutamente ninguém, trabalhar menos está fora de cogitação. Este texto é só um desabafo, precisava falar com alguém e agradeço. Não é queixa, as escolhas são minhas e estou exatamente no espaço e tempo que escolhi estar. Amo a faculdade e mais uma vez com esta atividade, vem o caminho para as respostas às perguntas que possuo...
...Devo dizer que a esta altura já realizei a atividade ( http://elisangela.pbwiki.com/TEMPO )solicitada pela Interdisciplina de Seminário Integrador V. Para mim em nada foram surpresas as constatações registradas na tabela. Confirmou minha angústia em não estar administrando meu tempo em harmonia com as tarefas que tenho de realizar em um dia de 24horas. O que tenho mais certeza que nunca que decisões, opções e escolhas deverão ser tomadas com urgência, pois, reconheço que algo está errado. Minha tarefa agora é buscar um equilíbrio entre o tempo e eu.