Total de visualizações de página

11 de ago. de 2008

TEMPO



Tenho encontrado dificuldade por parte das pessoas de acreditarem em minha jornada de trabalho de 24 horas por dia literalmente. Tenho 40 horas na escola pública, ao meio dia venho para casa e não tenho tempo para almoçar, tenho uma escolinha em minha casa e no momento está sendo administrada por minha filha mais velha, ao meio dia a ajudo a dar comida para os bebês, mudar fraldas, colocá-los para dormir. São crianças de sete meses a 12 anos. Ainda tem minhas filhas que precisam que eu diga: _ Já passou um pente nos cabelos? Troca esta blusa que não foi lavada! Elas vão à escola à tarde e ajudam a mais velha na escolinha pela manhã, se entretêm e esquecem de se arrumar direitinho para ir para a escola. Como algo correndo. ÀS 17 horas retorno e assumo sozinha a escolinha para que minha filha possa fazer as suas coisas, trabalhos de aula etc., pois, estuda à noite. A maioria das crianças vai para casa às 20 horas, quando os pais chegam do trabalho, no entanto tenho crianças até as 23 horas e duas que dormem comigo aqui em casa, os pais trabalham no turno da noite, uma delas é um bebê que ainda mama no peito e chora entre um soninho e outro a noite toda. Este soninho não consigo dormir, pois adultos cansados demoram um pouco para descansar. Antes das férias tinha minha mãe morando comigo e ficava com as crianças para eu fazer os trabalhos da faculdade, agora estou sozinha e ainda não tenho a menor idéia de que em que tempo me dedicarei à faculdade. Por isso a tal tabela que ainda não vi, será-me muito útil, estou até curiosa e peço licença para ir lá vê-la e aproveitar para realizar as atividades. Hoje ainda posso fazê-la, pois tenho apenas duas crianças para atender no sábado, na parte da tarde já não será possível, pois, ainda cedo minha casa para cursos de ballet e dou aulas particulares de reforço escolar. Talvez a faculdade possa se encaixar no domingo, de madruga não poderá ser possível como algumas colegas fazem, pois trabalho na madruga. Com certeza encontrarei um tempo, as coisas que não sabemos são por que ainda não descobrimos, mas, não quer dizer que não existam. Ah! Não tem como ser diferente, trabalhar menos, sou separada e sustento três filhas sozinhas, pagando aluguel e tudo o mais que uma família precisa como básico de sobrevivência, sem ajuda financeira de absolutamente ninguém, trabalhar menos está fora de cogitação. Este texto é só um desabafo, precisava falar com alguém e agradeço. Não é queixa, as escolhas são minhas e estou exatamente no espaço e tempo que escolhi estar. Amo a faculdade e mais uma vez com esta atividade, vem o caminho para as respostas às perguntas que possuo...
...Devo dizer que a esta altura já realizei a atividade ( http://elisangela.pbwiki.com/TEMPO )solicitada pela Interdisciplina de Seminário Integrador V. Para mim em nada foram surpresas as constatações registradas na tabela. Confirmou minha angústia em não estar administrando meu tempo em harmonia com as tarefas que tenho de realizar em um dia de 24horas. O que tenho mais certeza que nunca que decisões, opções e escolhas deverão ser tomadas com urgência, pois, reconheço que algo está errado. Minha tarefa agora é buscar um equilíbrio entre o tempo e eu.

2 comentários:

Tutora Daisy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tutora Daisy disse...

Olá, Elisângela!
Fiquei bem preocupada, inclusive com a sua saúde. A falta de descanso é muito complicada para a saúde.

Apesar disso, contei 18h para o PEAD, sendo que parte é compartilhada com o trabalho com as crianças. Esse tempo seria bem razoável para realizar as atividades. Bom, como você já sabe, isso exigirá bastante concentração, organização e disciplina.

Procure retomar semanalmente a tabela e confirmá-la ou fazer as adaptações necessárias para ajudar nisso. O tempo é uma questão bem particular. Alguns precisam de mais tempo e outros conseguem fazer as mesmas atividades em menos tempo. Cada um fará sua análise e saberá o que é mais adequado ao seu contexto.

Faço uma sugestão: imprime ou faça uma anotação do que precisa ser feito nas atividades. Ao longo do dia na escola, nos intervalos, procure fazer planejamentos, registros, anotações para, depois, só digitar quando chegar em casa. O ideal seria ter um notebook para que possa ir escrevendo nesses intervalos, o que ajudaria muito na otimização do tempo. No blog da turma, tem várias dicas sobre a organização do tempo. Pode ser que ajude.

Qualquer coisa, entre em contato.
Boa sorte nos estudos!
Abraço