Total de visualizações de página

20 de jul. de 2007

FELIZ DIA DO AMIGO!!!






Pessoal...
Queridos amigos, que bom poder tê-los aqui.
Leiam este e-mail devagar
Lendo esta mensagem, olhem para trás!
Veja os obstáculos que você já superou.
Veja o quanto você aprendeu nesta vida
E quanto você cresceu.
Olhe para frente!
Não fique triste quando algo não der certo
Levante a cabeça e não desanime
Você pode perder a luta,
Mas jamais perder a batalha.
Olhe para dentro!
Não deixe sentimentos negativos povoar sua mente e seu coração
Tudo que voce plantar irá colher.
Acredite em seus sonhos
Você pode realizá-los
Olhe para os lados!
Socorra quem precisa de você
Ame o próximo e o ajude
O amanha so a Deus pertence
Olhe ao seu redor!
Você vera amigos que estão felizes em contar com voce mais uma vez
Veja o quanto você é querido!
Você ficou feliz ao ler esta mensagem?
Não se surpreenda, pois voce é especial e a felicidade á ti pertence!

Muito obrigado á todos colegas, a todos amigos que virtualmente fazem arte de minha vida.
FELIZ DIA DOS AMIGOS!!!

9 de jul. de 2007

MUITA PAZ PARA NÓS TODOS!!!


LORENA/SP
Esta cidade guarda muitas coisas especiais...e neste banco um dia vou sentar, tranquila e serena absorvendo a vida!

8 de jul. de 2007

OI AMIGOS...QUERO COMPARTILHAR COM TODOS A ATIVIDADE DA INTERDISCIPLINA ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA A.

ALUNA: Elisângela Rodrigues
PROFESSORA:ESTELA CARVALHO BENEVONUTO


A Maquinaria Escolar: primeira parte


1 – Em que período histórico foi criada a escola, tal como conhecemos hoje em dia? Você tem informações acerca da existência de instituições similares à escola em períodos históricos do passado, tais como Grécia Antiga, China, Revolução Francesa, entre os egípcios, etc.? Pense sobre isso, e escreva o que você sabe acerca da origem da escola, nesse modelo que a conhecemos hoje?
O que conhecemos hoje como escola é uma evolução de academias que desde a Grécia antiga existem. O modelo originário da escola moderna vem da idade media a partir do século XIX, e foi criada pela igreja católica, a academia escolástica era uma espécie de universidade onde eram estudadas disciplinas como religião, filosofia, humanidades, geometria e música. A Escola se tornou um meio de isolar as crianças durante um período de formação tanto moral quanto intelectual, de adestrá-las graças a uma disciplina mais autoritária e, desse modo, separá-las da sociedade dos adultos. O fenômeno foi estudado pela primeira vez, com detalhes, pelo historiador Philipe Ariès, que desenhou um meticuloso quadro desta transformação e indicaram a ligação estreita da ação dos reformadores religiosos dos séculos X-VI e XVII com o afastamento das crianças da comunidade dos adultos. Mas foi somente durante o século XIX que mobilizadores políticos e reformadores sociais conseguiram implantar a concepção de Escola, tal como a conhecemos hoje, impondo a idéia de que a comunidade local, a família e a Igreja eram obstáculos para o que concebiam como progresso político e social. Os ideais de Educação que conhecemos hoje foram divulgados e colocados em prática pelos mesmos mobilizadores políticos responsáveis pela "invenção do cidadão", no século XIX. No Brasil, o marco é a década de 30 deste século, durante o Governo Getúlio Vargas.
Hoje esta intervenção é considerada natural, e a experiência escolar é tratada como qualquer experiência necessária à vida. A Escola exerce, na mentalidade contemporânea, a função genérica de educação.(http://lite.fae.unicamp.br/revista/fam01.htm)

2 – Todas as sociedades criam mecanismos e instituições com a preocupação de ensinar as crianças e jovens um conjunto de questões para a vida. A escola é uma no meio dessas instituições. Olhando a sociedade atual, e pensando também em sociedades passadas que você conhece, procure citar alguns exemplos de instituições ou procedimentos criados para educar as crianças e jovens.
Vivemos hoje numa era de grandes dilemas. Com escreveu R. Carneiro, trata-se de um “Período tipicamente de transição cultural e, onde se amontoam as indefinições, as aparentes perdas de referencial e os problemas de convivência, com a agravante de o sentimento de insegurança ser partilhado à escala da sociedade mundial” (Carneiro, 1998: 9). Alguns exemplos de instituições foram criados na área da educação como, por exemplo: Os Ciclos Escolares, que compreendem períodos de escolarização que ultrapassam as séries anuais, organizados em blocos cuja duração varia, podendo atingir até a totalidade de anos prevista para um determinado nível de ensino. Eles representam uma tentativa de superar a excessiva fragmentação do currículo que decorre do regime seriado durante o processo de escolarização.
Os cursos EAD são propostas inovadoras que possibilitam o acesso à educação de forma muito diferente e ainda pouco conhecida pela sociedade, mas oferecem um ensino de qualidade e inovador.
A expansão do atendimento às crianças de zero a cinco anos, em creches e pré-escolas garantidas as vagas pelos governos federal, estaduais e municipais.
A oferta de educação especial através de instituições especializadas e profissionais capacitados.

1 de jul. de 2007

MEMÓRIA, ESQUECIMENTO, MEMÓRIA COLETIVA E INDIVIDUAL...







A memória surge como um processo de retenção de informações nas quais nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos. É uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas.
Já o esquecimento é uma falha na retenção ou na evocação dos dados da memória. Trata-se de fenômeno muito comum que, em maior ou menos grau, ocorre com qualquer pessoa. Considerando-se a interferência, sabe-se que um novo aprendizado pode interferir com um antigo que lhe guarde alguma semelhança ou que lhe possa ser associado. Assim, a cada nova informação haveria modificação naquelas já sedimentadas. O acúmulo de informações ao longo do tempo faria com que pessoas de mais idade tivessem maior dificuldade em relação à evocação da memória. Não é possível evocar uma informação se ela não foi devidamente arquivada. Para que o ser humano possa reter na memória uma determinada informação, é necessário que sua atenção esteja voltada para isso. Sem atenção, não há qualquer possibilidade de se guardar um fato e sem guardá-lo, não há como recuperá-lo depois.


Memória individual é aquela guardada por um indivíduo e se refere as suas próprias vivências e experiências, mas que contém também aspectos da memória do grupo social onde ele se formou, isto é, onde esse indivíduo foi socializado. Há também aquilo que denominamos de memória coletiva que é aquela formada pelos fatos e aspectos julgados relevantes e que são guardados como memória oficial da sociedade mais ampla. Ela geralmente se expressa naquilo que chamamos de lugares da memória que são os monumentos, hinos oficiais, quadros e obras literárias e artísticas que expressam a versão consolidada de um passado coletivo de uma dada sociedade.