Total de visualizações de página

25 de jun. de 2007

TODA A CRIANÇA TEM O DIREITO DE SER CRIANÇA!



Em função de uma atividade da interdisciplina de ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA, tive a felicidade de estudar alguns sites que quero compartilher com todos algumas pérolas que encontrei...VEJAM SÓ!!!


É possível que você tenha comprado brinquedos para os seus filhos. Mas sugiro que aquilo que seu filho ou filha mais deseja é ter você como companheiro de brinquedo. Não me esqueço da imagem triste de um pai, numa manhã de domingo, empurrando o filho no balanço com a mão esquerda enquanto lia o jornal que segurava com a mão direita. Para aquele pai, brincar com o filho era um sacrifício. Para ele o importante eram as notícias do jornal. A infância passa rapidamente. Logo logo a única coisa que restará será o jornal na mão direita e o vazio na mão esquerda.

"Dez Direitos Naturais das Crianças" que quero compartilhar com vocês. "1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver momentos de tempo não programado pelos adultos. 2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras. 3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de sentir os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza. 4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos. 5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem o direito de pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar, modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo. 6. Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro. 7. Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem. 8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir. 9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas. 10. Direito à poesia: Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua." E aí eu pedi às crianças licença para acrescentar o décimo primeiro direito: "Todo adulto tem o direito de ser criança..."

19 de jun. de 2007

Reavaliando...


Estive hoje dando uma olhada retrospectiva em meu blóg, nas postagens, imagens, mensagens e conhecimentos adquiridos. Viagem gostosa que refiz com carinho. Visualizei minha tragetória até aqui no curso e estou feliz com o momento em que me encontro.

Caminhada
Se eu puder caminhar observando a amplidão do horizonte...Não terei pressa, andarei mesmo assim com passos largos...Terei a minha frente o infinito e poderei construir minha passagem...Se eu vejo a amplidão, me vejo sem limites...Não existirá em meu trajeto obstáculos intransponíveis...Mas preciso da amplidão como espelho...Na verdade não quero o fim da caminhada, não quero um objetivo a minha frente como uma marca de chegada...Quero a trilha e dela sentir sede de conquista-la para todo o sempre...Se levantar os olhos e ver esta amplidão...Estarei trilhando...
Passo a passo...
Estarei a caminho...E com um horizonte tão imenso a minha frente, nãoterei retornos, não vou questionar o que passou...Apenas irei...Se eu olhar para o lado e você estiver lá...Estarei sorrindo, e certa de que emoções vividas não são vãs...Te oferecerei a minha mão e poderemos ir juntos...Passo a passo...Em frente, com o mundo todo se abrindo a cada movimento e sem nunca querer chegar ao fim....Você não é perfeito...Não gosto de perfeição, mas o que existe em você, o que sinto...O que "vejo" faz com que eu deseje olhar a amplidão,e queira caminhar em sua direção..." Autor Desconhecido
http://www.mensagensangels.com.br/caminhada.htm

16 de jun. de 2007

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS




A todo momento somos levados a fazer escolhas e nestas crescemos e nos desenvolvemos em todos os aspectos. Recentemente no curso PEAD tivemos uma atividade na disciplina de Alfabetização em que estudamos o processo do conhecimento. Não há erros, e sim fases em que nos encontramos sempre em busca dos objetivos, o "erro" não é erro e sim ensaio de um processo para alcançarmos o conhecimento. Na vida tudo funciona desta forma, sempre aprendemos e nos preparamos para a etapa seguinte na evolução de nossa alma. Quero compartilhar com vocês uma música e um momento de minha vida em que estou muito feliz e consciente em meu caminho. Muitas pedras a retirar, muitas flores a colher, muito tenho que levantar mas muitas estrelas vejo, muitos amigos encontro, alguns caminham comigo, outros seguem rumos diferentes, alguns ajudo a levantar, me levantam também e assim vamos todos nos encontrando mas acima de tudo evoluindo à medida que seguimos em frente. As vezes é necessário voltarmos atrás para escolher nova estrada, outras vezes temos de parar, descançar um pouco, recarregarmos nossas energias, porém sempre na estrada, sempre vivos, sempre em frente com a meta traçada em nossa mente. Nesta postagem quero homenagear alguém que está mudando o rumo de sua caminhada, pegando outra estrada para vir ao meu encontro. Quero receber este alguém com uma postura segura e firme para que este possa querer caminhar ao meu lado e juntos alcançarmos nossas metas, com alegria e paz!
Leia com ATENÇÃO"
Quando eu me perco é quando eu te encontro
Quando eu me solto seus olhos me vêem
Quando eu me iludo é quando eu te esqueço
Quando eu te tenho eu me sinto tão bem
Você me fez sentir de novo o que eu
Já não me importava mais
Você me faz tão bemVocê me faz, você me faz tão bem
Quando eu te invado de silêncio
Você conforta a minha dor com atenção
E quando eu durmo no seu colo.
Você me faz sentir de novo
O que eu já não sentia mais
Você me faz tão bem
Você me faz, você me faz tão bem
Você me faz, você me faz tão bem
Você me faz, você me faz tão bem
Não tenha medo
Não tenha medo desse amor
Não faz sentido
Não faz sentido não mudar
Esse amor Você me faz, você me faz tão bem Você me faz, você me faz tão bem"ATTSeu admirador quase secreto!! BjsBom fds!!!!


8 de jun. de 2007

Tal mãe tal filha!

Ditado velho......Mas sempre atual. Nesta foto, sou eu e minha filha mais velha de 14 anos a qual fiz um comentário em uma das aulas presenciais. Está na adolecência e não preciso dizer aqui o que isto significa por que todos nós de uma maneira ou de outra tem pelo menos uma noção. Quero fazer esta homenagem a ela por acreditar na educação e amor que toda a vida transmiti e pelo orgulho que sinto em tê-la. Observo que ela é dona de uma personalidade muito forte e de uma autonomia assustadora, tenho consciência que é o que eu sempre desejei que ela fosse. Tal mãe, tal filha!
Aproveitando o ensejo , a prova estava dentro das expectativas e agora só resta fazer a última de alfabetização e psicologia, no mais estão todas realizadas e sem maiores dificuldades.

1 de jun. de 2007

Atualizando!!!







É disso que preciso...PAZ... esta semana está bem difícil, avaliações, pereceres, cadernos de chamadas a preencher, trabalhos aos sábados muitos textos a ler , as vezes penso que sou pouca pelo muito que tenho que fazer, ainda tem as filhas,etc, etc, etc. quero uma casinha branca...uma rede na varanda...cantos de pássaros...fazer nada por prazer e se não for pedir muito, que estes momentos sejam de descanço para retornar a esta luta novamente que hoje estou pedindo para descançar! Estou me sentindo assim meio ...maluca...